Google+ Aluno cego da EJA faz exame online com tecnologia assistiva - Site Pessoa com Deficiência (PCD)

Aluno cego da EJA faz exame online com tecnologia assistiva

Postado por on nov 25, 2014 | Faça um comentario


Aluno cego Tiago da Silva faz prova online. 24-11-14. Foto: Hedeson AlvesOs alunos cegos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão contar com uma ferramenta a mais para conseguirem a certificação dos estudos do ensino médio ou do fundamental.

A Secretaria Estadual da Educação deu início a um projeto piloto que utiliza um programa de leitura de tela para permitir que os estudantes deficientes possam participar de exames online.

É o caso de Tiago da Silva, 19 anos, que nesta segunda-feira (24) se beneficiou dessa tecnologia para realizar as provas de língua portuguesa, redação e inglês, no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Paulo Freire, em Curitiba. “Uma professora me sugeriu que eu fizesse a aprova online. Depois de pesquisar eu resolvi fazer. Achei mais fácil e mais prático fazer a prova. Com o Braille demora um pouco mais. Mas não se pode largar o Braille porque é essencial, não aprendemos informática de primeira”, disse Tiago.

Ele fez exame para certificação do ensino médio. Tiago completou o ensino fundamental na educação regular e optou pela EJA para conciliar os estudos com uma de suas paixões: o futebol. Inclusive, Tiago é integrante da seleção brasileira sub-23 de futebol de cinco, modalidade para cego ou deficientes visuais.

Em dezembro, o aluno fará a segunda fase com outras disciplinas. Ele pretende concluir o ensino médio e continua a estudar. Sua meta é fazer uma faculdade na área de informática ou educação física.

PARA TODO O PARANÁ – O exame é aplicado por meio da internet e com o auxílio de softwares leitores de tela com a tecnologia NVDA (Acesso Não Visual ao Computador), um software livre. Além da inclusão, é um avanço que garante à Secretaria da Educação um conhecimento a mais no atendimento aos alunos cegos ou com baixa visão.

“A aplicação de prova online com essa tecnologia acontece de forma pioneira no Brasil. De posse dos resultados, nós vamos verificar o que é possível melhorar para estender para todo o Paraná”, comentou Ricardo de Lima, técnico pedagógico na área da deficiência visual do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação.

Ricardo lembra que é possível a realização de testes pelo sistema Braille, e que a oferta desta nova ferramenta vai contribuir na avaliação dos alunos. “Não vamos minimizar o Braille, mas simplesmente dar condições às pessoas que ficaram cegas em idade um pouco mais avançada ou com dificuldade de tato terem uma oportunidade a mais”, concluiu.

EXAMES – A Secretaria da Educação oferta exames online em 235 escolas estaduais para que estudantes possam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. No segundo semestre já foram ofertadas seis etapas das provas. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas se inscrevam nesse exame estadual.

A proposta do exame é ofertar aos paranaenses uma possibilidade a mais de conclusão dos estudos. “O exame online é uma forma de o candidato certificar o seu nível de ensino. Nós flexibilizamos esta oferta às pessoas que não podem estar na escola, cursando com regularidade a sua escolarização”, explicou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Márcia Dudeque.

SIMULTÂNEA – As provas acontecem de forma simultânea e os alunos realizam os testes nas próprias escolas onde fizeram a inscrição. O resultado sai logo no final do exame, exceto nas provas de redação. Neste caso, professores fazem a correção. Nas demais disciplinas o próprio sistema informa se o aluno atingiu a média 60.

O exame online também garante certificação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceeja) para pessoas com mais de 15 anos e que não terminaram o ensino fundamental. Garante, também, a certificação do Enem para os que têm mais de 18 anos e não finalizaram o ensino médio.

Fonte: aen.pr.gov.br

faça um comentario

Imagem CAPTCHA
*
Anunciante

Deficiente Online

Vagas para Deficientes - Vagas PCD

Vagas

Siga a gente no Google+

Vagas para Deficientes

Curta nossa pagina

Publicidade

Enquete Pessoas com Deficiência

Qual seu tipo de Deficiência

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Anunciar para Empregos para PCD