SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Concurso público da PF é suspenso para atender direitos de deficientes

concurso-publico-deficientesA Justiça Federal em Uberlândia determinou a suspensão de concurso público da Polícia Federal para cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Com isso o concurso aberto para o preenchimento de 600 vagas de agente da PF nas fronteiras do país fica suspenso até que o edital seja modificado. O STF entendeu que a participação de pessoas com deficiência em concursos públicos é um direito constitucional que não pode ser limitado pela alegação de que as atribuições dos cargos em disputa seriam incompatíveis com determinadas limitações físicas.

O entendimento da 1ª Vara Federal de Uberlândia é que “não basta a previsão de critérios objetivos no edital, sendo necessário que estes tenham respaldo legal específico, o que a União ainda não demonstrou”.

Assim, foi determinado que, além da adaptação do exame de aptidão física e do Curso de Formação Profissional às necessidades do candidato com deficiência, a avaliação da compatibilidade das deficiências com as atribuições do cargo somente seja feita durante o estágio probatório.

A reportagem tentou contato com a Polícia Federal, mas não foi encontrado nenhum representante para falar.

Fonte: otempo.com.br

2 thoughts on “Concurso público da PF é suspenso para atender direitos de deficientes

  1. Boa tarde, sou deficiente auditiva, pois escuto apenas de um ouvido e no outro tenho perda da audição total. Estou super interessada em prestar concursos para a polícia em geral e gostaria de saber se posso entrar nas quotas de deficiente para o concurso da polícia e qualquer outro concurso como PCD. Já possuo os laudos que comprovem minha perda auditiva. Gostaria de saber o procedimento para eu me enquadrar nas vagas de PCD nos próximos concursos. Att Vanessa Soares.

  2. Boa tarde,
    Sou deficiente físico, mais faço atividades físicas normais, tenho carteira de habilitação sem adaptação.
    tenho uma deficiência na mão direita. Adoraria entrar para PF. Queria saber se posso me escrever nos prosemos concurso e se para policia civil eu também poderia me escrever.
    Penso também que como no DETRAN esses concurso deveriam ter pessoas qualificadas que já trabalhassem com pessoas com algum tipo de deficiências. Esses profissionais sabe a capacitação de cada pessoa com deficiência para esses tipos de cargo na área de segurança. Tiro por exemplo a minha pessoa, eu malho mergulho dirijo faço tudo como uma pessoa norma. Claro que tenho minhas limitações como todo mundo tem.
    Maia penso que se tive se uma chance, seria um bom policial. Talvez fazendo algo um pouco há menos que a profissão exige, mais pelo outro lado compensaria com outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − um =