SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Museu do Piauí promoverá exposição para deficientes visuais

O museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, através de seu Programa Educativo, irá promover a exposição “A Forma das Sensações” que, inicialmente tem como público alvo os deficientes visuais. A iniciativa faz parte do evento “Primavera dos Museus”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontecerá entre os dias 22 e 28 de setembro.

acessibilidade-museu

Com o tema “Museus Criativos” o evento propõe retomar a discussão sobre os desafios da atuação interdisciplinar dos Museus para sua efetiva comunicação com as comunidades em que estão inseridas.

Todo o percurso da exposição “A Forma das Sensações” será monitorado por professores ou guias que auxiliarão nas percepções das peças. Vale ressaltar que cada peça terá etiqueta com descrição em Braille, o que dará também uma autonomia para o expectador. Dessa forma, esse público terá acesso a parte do acervo artístico e histórico do Museu do Piauí.

Segundo a organização do evento, a exposição é para se sentir, uma experiência para se enxergar com os “olhos da alma”. Por esse motivo, a orientação da curadoria é que, os visitantes que enxergam, façam o percurso de olhos vendados. Assim, estaremos estimulando outras percepções, outros olhares, não apenas sobre as peças, mas sobre a outra pessoa, sobre a própria pessoa.

Paralelo à experiência da exposição, o CAP (Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais), a ACEP (Associação dos Cegos do Piauí) e o CHARCE (Centro de Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Deficiência Visual) estarão, mostrando para a comunidade o processo de alfabetização em Braille, os instrumentos utilizados para esse fim, os projetos interdisciplinares desenvolvidos, além do potencial de cada deficiente que visual vem sendo estimulado em suas atividades de apoio.

Confira a programação do evento:

23 de setembro
08:30 h – Cerimônia de Abertura
09:00 h – Apresentações culturais com alunos do CAP e do CHARCE.
09:20 h – Mesa redonda: “O que os olhos não vêem, a pessoa sente”
10:30 h – Abertura da exposição temporária “A forma das Sensações”. Mostra de materiais didáticos diversos adaptados para o ensino em braille. (CHARCE e CAP)
14:00 h – Visita mediada

24 de setembro
14:30 h – Palestra “Contribuições e perspectivas do núcleo de apoio da ACEP: um outro olhar sobre a inclusão” Palestrante: Carlos Alberto Medino da Rocha (Coordenador do Núcleo de apoio da ACEP)

25 de Setembro
8:30 h. – Exibição de vídeo
– Visita mediada
14:00 às 17:00 h – Seminário: “Práticas e perspectivas pedagógicas no espaço museológico”.

26 de setembro
09:00 h – Visita mediada
14:30 – Gincana Pedagógica: “Descobrindo a Casa de Odilon Nunes”

 

Fonte: Cidade Verde

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + 8 =