SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Uberlândia terá 124 seções especiais de votações para deficientes

seçoes-especiais-Uberlandia

De acordo com a chefe do foro eleitoral, Márcia Helena de Oliveira, a acessibilidade das seções depende da estrutura dos locais de votação 

Os 30.280 eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida em Uberlândia terão à disposição 124 seções especiais para votação. O número é 5% maior do que o disponibilizado nas eleições de 2012, quando tinha 118 seções, segundo informações das cinco zonas eleitorais do município. Em Minas Gerais, dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)apontam que o aumento foi de 16%, já que o número de seções especiais no Estado passou de 2.056 para 2.392.

De acordo com a chefe do foro eleitoral, Márcia Helena de Oliveira, a acessibilidade das seções depende da estrutura dos locais de votação. “Em todos os locais de votação, há pelo menos uma seção acessível, geralmente no andar térreo. Não temos o poder, nem os recursos para aumentar o número de seções, porque isso depende da estrutura do prédio e não é atribuição do Tribunal Eleitoral”, disse.

Ainda segundo ela, a solicitação de zona especial para votação ocorre no ato do cadastramento ao sistema eleitoral. “Se ao tirar o título a pessoa já precisar da seção especial, ela deve solicitar. Caso a mobilidade reduzida ou a necessidade de atendimento especial ocorra depois de o cadastro feito, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral para solicitar a mudança para uma zona especial”, afirmou.

Os eleitores podem transferir o local de votação e mesmo fazer o título no período em que o cadastro eleitoral está aberto. “O cadastro é fechado cerca de 150 dias antes das eleições e reabre em meados de novembro do ano eleitoral, logo após a apuração da votação”, disse Márcia Helena de Oliveira.

Todas urnas terão fone para auxiliar na votação

Os deficientes visuais poderão contar com fones de ouvido conectados às urnas eleitorais de todas as seções para auxiliar na votação em Uberlândia. O recurso já existia, mas, segundo a chefe do foro eleitoral, Márcia Helena de Oliveira, só era disponibilizado nas seções especiais. “Agora, por uma determinação do Tribunal Eleitoral, todas as urnas deverão ser habilitadas com o recurso de áudio, que permite que os deficientes utilizem o fone para escutar os números que digitarem para se certificarem de que estão votando nos candidatos que escolheram”, disse.

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), Ivando Pereira de Araújo, afirma que o recurso é importante para quem tem deficiência visual. “Tenho só 2% de visão e já tive dificuldades para votar. O recurso auditivo vai nos ajudar a ter segurança e autonomia no momento da votação”, afirmou. A associação tem 700 cadastrados de Uberlândia e cidades vizinhas.

Zona 278

270 seções eleitorais
22 seções especiais em 2012
25 seções especiais em 2014
24 locais de votação

Zona 279

298 seções eleitorais
33 especiais em 2012
36 especiais em 2014
25 locais de votação

Zona 299

243 seções eleitorais
24 seções especiais em 2012
24 seções especiais em 2014
24 locais de votação

Zona 314

257 seções eleitorais (duas são destinadas à votação em trânsito)
20 seções especiais em 2012
20 seções especiais em 2014
24 locais de votação

Zona 335

228 seções eleitorais
19 seções especiais em 2012
19 seções especiais em 2014
19 locais de votação

Fonte: correiodeuberlandia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + catorze =