SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Caminhada da Acessibilidade será neste mês em Francisco Beltrão

caminhada-pessoas-com-deficiencia3ª edição da Caminhada será no dia 20, com saída do calçadão central

Integrando a programação da Semana do Trânsito, a Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFVFB) promove no próximo dia 20, a 3ª Caminhada pela Acessibilidade. O lema deste ano é “Todos por uma nação mais acessível e inclusiva”.

Conforme o presidente da Associação, Felix Padilha, todos os anos eles organizam a caminhada com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades, para a importância da acessibilidade para os deficientes físicos e visuais e para as dificuldades que muitos enfrentam, na maioria das cidades, as quais não possuem acessos adequados que favoreçam a mobilidade desta parcela da população.

“Nós queremos despertar na sociedade e nas autoridades a visão de que na verdade a acessibilidade tem muitas falhas, e não só nas cidades da região, mas em grande parte das cidades do Brasil”, destacou.

Além da participação dos associados, a Associação espera contar com a presença da comunidade em geral, das autoridades locais e com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran).

“Nós pretendemos fazer algumas experiências com as autoridades, pedindo para que elas participem andando de cadeiras de rodas e com os olhos vendados, como uma demonstração das dificuldades vivenciadas pelos portadores de deficiência física e visual em seu dia a dia”, contou Padilha.

Programação

A caminhada está programada para iniciar no calçadão central de Francisco Beltrão, às 9h30. Antes da saída dos participantes, haverá uma palestra de uns 15 minutos sobre Acessibilidade, que será ministrada pelo vice-presidente da Associação, Vilmar Da Mota. O percurso então sairá do calçadão até o terminal rodoviário, retornando para o calçadão próximo das 11h.

Segundo Padilha, a programação terá continuidade com algumas apresentações culturais dos associados e com a participação do curso de enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), que estará fazendo alguns exames, como aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados com a saúde. Ao meio dia haverá almoço no salão paroquial Pedro Granzotto e a tarde, com início às 13h30, show com a apresentação do Clube da Viola.

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + 10 =