SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Deficientes visuais terão semáforos em Salvador que emitem sinais sonoros

semaforo-sonoroUma antiga necessidade dos deficientes visuais da capital baiana está prestes a ser atendida. Assim como em outras cidades, a travessia de pedestres com deficiência visual em vias públicas será facilitada por equipamentos que emitem sinais sonoros, em sincronia aos semáforos.

Os aparelhos eletrônicos já foram testados e ajustados em laboratório da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), e agora será testado em campo.

A implantação será realizada pela Transalvador, em conjunto com a Bahia Comércio de Painés Publicitários (CBP). “A empresa solicitou a autorização para usar o equipamento. Foi feito a homologação, e agora faremos o teste em campo. A previsão é de instalação imediata, mas ainda não há uma data precisa para o funcionamento. Como foi publicado no Diário Oficial na segunda (1º), a empresa tem cerca de 180 dias para concluir a implantação”, informou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

A iniciativa tem como objetivo facilitar a mobilidade dos deficientes visuais da cidade, oferecendo um serviço diferenciado para as pessoas que necessitam de uma atenção especial, de forma que eles possam atravessar as faixas com muito mais segurança e confiança. “Nosso pensamento é dar melhorar a acessibilidade, quem sabe podendo levar o equipamento para toda a cidade”, concluiu Muller.

Após estudos para identificar quais localidades os deficientes visuais mais transitavam, os primeiros equipamentos serão instalados próximos as faixas de pedestres do Largo de Nazaré (em frente ao Hospital Santa Izabel) e na Avenida Joana Angélica (em frente ao Colégio Central da Bahia).

Os equipamentos também serão instalados na entrada da Estação da Lapa, na Joana Angélica, no Barbalho (em frente ao Instituto dos Cegos da Bahia) e na Rua Padre Feijó (em frente ao Hospital das Clínicas).

Fonte: tribunadabahia.com.br

One thought on “Deficientes visuais terão semáforos em Salvador que emitem sinais sonoros

  1. Vi semáforos sonoros para cegos em Madrid, 2005, e as pessoas respeitavam , e cegos atravessando com total segurança e independência. Aqui, temo que alguns sejam atropelados, com toda a franqueza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × um =