SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Desvendando a síndrome de Down

Sindrome-de-down» A síndrome de Down (SD), ou trissomia do 21, não é uma doença. É uma alteração genética universal, presente em todas as etnias e classes sociais, caracterizada basicamente por três manifestações mais comuns: comprometimento intelectual, hipotonia (tônus muscular mais baixo) e fenótipo característico. pessoas com SD tem uma cópia extra total ou parcial do cromossomo 21. O material genético adicional altera o curso do desenvolvimento e faz com que surjam as características associadas à síndrome.

» Descrita em 1866 pelo inglês John Langdon Down, só em 1959 se descobriu que a SD seria uma alteração genética.

» No Brasil, a cada 750 bebês, um nasce com a SD. Uma das maiores preocupações é em relação à saúde, pois há um risco aumentado para certas doenças, como cardiopatias congênitas, problemas respiratórios e auditivos, mal de alzheimer, leucemia infantil e hipotireoidismo.

» Toda pessoa com SD é um indivíduo único, assim como qualquer outro ser humano. Pode ter muitas das características ou apenas algumas delas.

» No passado, a expectativa de vida para as pessoas com SD era de apenas 25 anos. Atualmente, a longevidade gira em torno dos 60 anos.

» O desenvolvimento cognitivo é mais lento, mas seu efeito geralmente é de leve a moderado. O potencial das pessoas com SD é como o de qualquer outro indivíduo: é necessário que estejam em um ambiente acolhedor, que lhes faça transpor as barreiras e mostrar, então, suas habilidades e qualidades.

» Os programas de educação com qualidade, um ambiente estimulante em casa, bons cuidados de saúde e o apoio positivo da família, dos amigos e da comunidade permitem que as pessoas com síndrome de down desenvolvam todo o seu potencial para levar uma vida plena e feliz.

FONTE: Minas Down

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − doze =