SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Semana da Pessoa com Deficiência promove mobilização em Araxá

semana-da-pessoa-com-deficienciaEm Araxá, no Alto Paranaíba, duas instituições se juntaram para mobilizar a população na Semana da Pessoa com Deficiência. A Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) estão promovendo a 15º edição do evento.
Com o tema “Construindo uma história de igualdade e oportunidades para todos”, cerca de duas mil pessoas vão participar de passeatas, fórum e jogos com o objetivo de mobilizar população e autoridades para a inclusão social.

Segundo a diretora administrativa da Fada, Maria da Conceição Aguiar Santos, atualmente o principal problema enfrentado pelas pessoas com deficiência é a acessibilidade física, porém, a cada ano o cenário desta situação avança. “Quando falávamos de acessibilidade, há 15 anos, muitos não sabiam nem ao menos o que era. Hoje, muitos sabem, mas isso precisa se estruturar. Temos conseguido bastante avanço, mas é um caminhar lento”, disse.

A falta de acessibilidade reflete na liberdade que passa a ser limitada. De acordo com Maria da Conceição, essa situação inibe pessoas de ir e vir. “Na área urbana tem muito o que ser feito. São detalhes que podem mudar a vida de muitas pessoas que hoje tentam passar por cima dessas barreiras e chegar ao destino. A falta de acessibilidade física atrapalha a pessoa até mesmo a tentar”, explicou.

Maria da Conceição contou que cerca de duas mil pessoas estão envolvidas na mobilização, porém, para chegar às conquistas, é preciso sair do comodismo. “Nós temos uma parcela de pessoas com deficiência física que precisam se unir para buscar vitórias. Tanto as pessoas quanto as famílias. Do contrário, os benefícios virão de forma muito lenta”, comentou.

A diretora administrativa lembra que muitas pessoas também têm problemas com os equipamentos. “É importante ressaltar que muitas famílias não têm renda para conseguir, por exemplo, cadeiras de rodas ou aparelhos ortopédicos, o que aumenta o problema por que muitas vezes acabam nem saindo de casa”, disse.

A Semana da Pessoa com deficiência foi aberta nesta segunda-feira (26) com uma passeata. Nesta terça-feira (27), alunos da Apae irão para uma Caminhada Ecológica no Complexo do Barreiro.
Confira a programação:

27 de agosto – Caminhada Ecológica com Alunos da Apae, no Barreiro, das 14h às 16h.
28 de agosto – Fórum com tema “As pessoas com deficiência e o mercado de trabalho”, na Câmara de Vereadores, de 8h às 10h.
29 de agosto – Abertura do campeonato de Goalboll, na Escola Lia Salgado, às 19h.
30 de agosto – Jogos de Goalboll, no Lia Salgado, das 8h às 19h.
31 de agosto – Premiação do Campeonato de Goalboll, no Lia Salgado, às 14h.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + 9 =