SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Guarujá sedia Copa do Mundo de futebol para deficientes intelectuais

esporte-para-pessoas-com-deficiencia A Copa do Mundo de futebol para deficientes intelectuais terá Guarujá como sede do evento, organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Desportos para deficientes intelectuais (Abdem).

A abertura do torneio, que tem o apoio da Prefeitura de Guarujá, acontece no dia 13 de agosto, às 19 horas, no Estádio Municipal Antônio Manuel Fernandes (Rua Brasilina Desidério, s/n – Jardim Helena Maria), no confronto entre Brasil e Argentina.

Ao todo, nove países, que serão divididos em três chaves para a competição, virão à Cidade para a disputa do torneio. No grupo A, Argentina e França completam a chave do Brasil. A equipe da casa enfrenta os franceses em 17 de agosto, também no Estádio Municipal. A atual bicampeã do torneio Arábia Saudita está no grupo B, junto com Japão e Suécia. Polônia, África do Sul e Alemanha completam os integrantes, compondo o grupo C. As seleções ficarão hospedadas no Guarujá, e chegam ao Brasil no dia 11 de agosto.

Avançam para a segunda fase os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado. As quatro equipes qualificadas para o mata-mata disputam semifinais e a decisão, que acontece no dia 23 de agosto também no Estádio Municipal, às 14 horas. A entrada é gratuita para todas as partidas. Também serão disputados jogos no campo da Portuguesa Santista, o Ulrico Mursa; e no Estádio Espanha, do Jabaquara.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Elson Maceió dos Santos, o evento é uma honra para Guarujá, que provou, ao ser sub-sede da Copa do Mundo e conceder centro de treinamento e hospedagem à seleção bósnia de futebol, que hoje tem capacidade para receber grandes torneios. “Representa um coroamento do trabalho que vem se realizando na Cidade, com investimentos na área esportiva, como o reformado Estádio Municipal, com toda sua infraestrutura, e o Programa Bolsa Atleta”.

O secretário também chama atenção para o potencial turístico da Copa. “É um evento que atrai turismo para a Cidade, dando frutos para restaurantes e rede hoteleira”.

Iniciada em 1994, a competição acontece de quatro em quatro anos. Em suas últimas três edições, mesmo não tendo qualquer ligação com a entidade máxima do futebol, a sede acompanhou o país organizador da Copa do Mundo de futebol da FIFA, tendo Japão, Alemanha e África do Sul sediado a competição em 2002, 2006 e 2010, respectivamente.

A tradição foi mantida para 2014, e ficou com Guarujá a missão de sediar a sexta edição da Copa do Mundo INAS-FIS, após o País ter sido o lar do evento da FIFA. A Cidade, por sua vez, contará com o reformado Estádio Municipal, que recebeu a seleção da Bósnia e Herzegovina durante o período de preparação e disputa do mundial, para abrigar o torneio. Esta será a primeira vez que o Brasil recebe o campeonato, tendo o país nunca vencido, também.

A Copa do Mundo de futebol para deficientes intelectuais é promovida pela Federação Internacional de desportos para deficientes intelectuais (INAS-FID), enquanto a organização da edição de 2014 do torneio é da Associação Brasileira de Desportos para deficientes intelectuais (Abdem).

A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.

Fonte: diariodolitoral.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 7 =