SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Instituições recebem veículos adaptados do Plano Viver sem Limites

ViverSemLimitesNa próxima sexta-feira (18), na sede da Prefeitura, em Pajuçara, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam da solenidade de entrega de seis veículos adaptados para cinco instituições que atendem a pessoas com deficiência em Alagoas, habilitadas como Centros Especializados de Reabilitação (CER). A ação faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, do Ministério da Saúde (MS).

Os serviços contemplados em Maceió são: PAM Salgadinho (um veículo), Sociedade Pestalozzi de Maceió (dois veículos), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE (um veículo), Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL (um veículo) e Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais – AAPPE (um veículo). As vans adaptadas serão utilizadas no transporte das pessoas com deficiência que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos.

“O Plano Viver sem Limites está ampliando o acesso de pessoas com deficiência aos serviços de saúde. Com esse programa estamos garantindo direitos e autonomia as pessoas com deficiência e a entrega desses carros ajudará muito na mobilidade e acessibilidade dessas pessoas”, garantiu Eugênio Leite, secretário adjunto de saúde de Maceió.

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites completou dois anos em 2013, envolve ações de 15 Ministérios e conta com R$ 7,6 bilhões de investimento até 2014. Ao todo, 1.110 municípios já aderiram ao Plano.

Viver sem Limites

Lançado em 17 de novembro de 2011 (Decreto No 7.612), o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites tem como objetivo ampliar o acesso e a qualificação do atendimento às pessoas com deficiência, permanente ou temporária, no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na organização do cuidado. Até o momento, já foram investidos R$ 833 milhões, oriundos do Programa de Saúde da Pessoa com Deficiência para expandir e aprimorar o programa.

O Viver sem Limites contempla um conjunto de políticas públicas estruturadas em torno de quatro eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de direitos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

Fonte: aquiacontece.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + seis =