SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Em busca do quinto título mundial, Fernando Fernandes faz preparação intensiva na Áustria

fernando-fernandes-468x468Dono de quatro títulos mundiais de para canoagem na categoria K1 200m A, o brasileiro Fernando Fernandes tentará ampliar o seu domínio na principal competição da modalidade. Entre os dias 6 e 11 de agosto, em Moscou, Rússia, ele disputará o Mundial de Paracanoagem. E, com o apoio do Time São Paulo, já se prepara de olho no pentacampeonato.

Desde o dia 14 de junho, Fernando está em fase de treinamento intensivo em Linz, na Áustria, em viagem custeada pelo projeto, que consiste na parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria de Direito das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo. O paracanoísta, que ficou paraplégico após um acidente de carro, em 2009, ficará na cidade europeia até 1º de agosto, quando partirá rumo à capital russa para tentar amealhar a quinta conquista consecutiva. O “exílio” na Áustria, de acordo com o próprio, serve para voltar a sua atenção apenas para a preparação.

“Aqui, na Áustria, a minha rotina é totalmente voltada para os treinos. Na parte da manhã, faço treinamentos na água. Na parte da tarde, quatro vezes por semana, faço musculação. Aqui consigo estar totalmente focado no meu objetivo maior, que é o Mundial de Moscou”, disse Fernando Fernandes, que ressaltou ainda o pacato clima austríaco. “A cidade é pequena, então consigo descansar sempre entre um treino e outro. Como há outros campeões mundiais treinando aqui, a cobrança no dia a dia é maior, o que deixa os treinos ainda mais fortes”, completou.

A primeira conquista mundial dele ocorreu em 2010, em Poznán, na Polônia. No ano seguinte, venceu a disputa em Szeged, Hungria. Voltou a Poznán em 2012 para o tricampeonato e, por fim, sagrou-se tetracampeão mundial em Duisburg, Alemanha, na temporada passada. Mesmo com tamanho histórico, Fernando revela que esta é a primeira vez que ele pôde seguir à risca a estratégia traçada para o seu período pré-Mundial.

“Esta é o primeiro ano que consigo seguir o meu planejamento. Quando decidi com o meu treinador passar uma longa temporada aqui na Europa, antes do Mundial, foi também para não sentir tanto o impacto da viagem. Viagens longas para cadeirantes são sempre muito complicadas. O corpo demora a se adaptar. Também foi bom para se adaptar ao clima seco europeu e estar treinando com os atletas de altíssimo nível”, concluiu o paracanoísta.

Time São Paulo
O atleta Fernando Fernandes é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiência de São Paulo que beneficia 34 atletas e seis atletas-guia de nove modalidades.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − quatro =