SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Pessoas com deficiência recebem cadeiras de rodas

cadeiras-de-rodas-para-pessoas-com-deficiencia-carenteUsuários do Centro de Atenção Integral à Saúde (Case) foram beneficiados nesta terça-feira, 8, com a entrega de 628 cadeiras de roda. A iniciativa faz parte do evento “Mais Acessibilidade”, mas o serviço já é oferecido pelo Centro, que também disponibiliza bengalas, moletas, talas, palmilhas, órteses e próteses. A entrega ocorreu na sede do Clube do Banese, no bairro Coroa do Meio.

A atendente Valdira Souza conta que a cadeira de rodas permitirá que seu filho de 14 anos, portador de hidrocefalia, execute as atividades rotineiras com maior conforto.“Antes ele usava moletas, mas agora fez uma cirurgia e vai precisar muito da cadeira. Muitas vezes ele quer ir até a praça brincar com os amigos, mas não consegue porque as moletas dão muito cansaço. Com a cadeira, até a vida na escola será melhor”, comemora.

A cadeira também facilitará a vida do lavrador do município de Pinhão, Paulo de Jesus e do seu filho de 10 anos, que é deficiente.“A gente nunca teve uma cadeira e meu filho era levado nos braços. Agora com a cadeira, o nosso dia a dia será mais fácil”, afirma.

Entrega

De acordo com João Lima, diretor de Atenção Integral à Saúde, um dos objetivos do evento é realizar o trabalho rotineiro do Case em um novo local. “Hoje é um dia de trabalho em um local diferente. Tínhamos pendências de entregas e estamos aproveitando o momento para fazer uma entrega coletiva, porém, em um espaço excelente, climatizado e com muito conforto”, explica.

A ideia de realizar a entrega das cadeiras em um espaço diferenciado proporciona grandes benefícios aos usuários, conforme explica a coordenador do Case, Jane Curbani. “Tiramos essas pessoas das sombras e deixarmos uma mensagem de que elas existem e precisam estar nas ruas. A gente é que deve se adaptar a elas e lidar com as diferenças. Quando disponibilizamos as cadeiras, estamos oferecendo ganhos de autonomia para que elas tenham o direito de ir e vir”, destaca.

A entrega envolveu oito tipos de cadeiras de roda e beneficiou usuários do SUS já cadastrados no Case. Aqueles que precisarem desse ou de outro item de locomoção, devem procurar o centro, comprovar com prescrição médica a necessidade do material e dar entrada no processo. A entrega é totalmente gratuita. O case que atualmente atende 21 mil pessoas, disponibilizou em 2013, 2 mil cadeiras.

Fonte: Infonet

2 thoughts on “Pessoas com deficiência recebem cadeiras de rodas

  1. Achei essa ação de dar cadeiras de rodas a quem necessita legal mas porem, que as causadas do brasil nao venha acabar com elas, e que claro sejam acessiveis.
    “Chega de Sofrimento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × cinco =