SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Secretaria lança cartilha com informações para pessoas com deficiência, em Curitiba

cartilha-da-pessoa-com-deficiencia

Mais de 300 pessoas participaram, na noite desta terça-feira (25, de uma reunião no auditório da Administração Regional CIC, para o lançamento da cartilha de Políticas Públicas, Serviços e Direitos da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Reuniões como esta serão realizadas nas outras regionais da cidade.

A cartilha apresenta uma síntese de serviços, políticas públicas e direitos das pessoas com deficiência nas esferas municipal, estadual e federal. Durante o lançamento, representantes da Previdência Social e do Pronatec também esclareceram dúvidas sobre aposentadoria e emprego. Será distribuída em todos os equipamentos da Prefeitura, em entidades que atendem pessoa com deficiência e na própria Secretaria da Pessoa com Deficiência.

“Tivemos uma quantidade expressiva de participantes. É isso que queremos: o protagonismo da pessoa com deficiência, que nos estimula a cada dia a atendê-los com mais proximidade”, disse a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.

A reunião serviu para mensurar pontos positivos do atendimento a essa parcela da população e identificar possíveis melhorias. O programa Acesso – serviço de transporte destinado a pessoas com deficiência impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte coletivo – recebeu muitos elogios.

O Pronatec, através do programa Viver sem Limite, em parceria com o Sistema S e IFPR, realizou pré-matrículas para os interessados em cursos de formação continuada e cursos técnicos com turmas compartilhadas. O programa prevê prioridade na ocupação de vagas para pessoas com deficiência.

A aposentada Joana Chrominski, de 72 anos, moradora na Vila Atenas na CIC, aprovou a iniciativa. “Há mais de 10 anos uso prótese nas duas pernas por conta de uma ostelomielite [doença nos ossos] e pela primeira vez fui convidada a participar de uma reunião que me mostrou opções para a pessoa com deficiência. Foi muito esclarecedor”, disse Joana.

Fabiano Machado, de 22 anos, veio da Vila Augusta na intenção de tirar uma dúvida sobre seu benefício. Ele também procura um emprego. “Achei ótima essa oportunidade. Percebi várias pessoas com deficiência sendo atendidas e as palestras muito boas. Como estou procurando um emprego, vim esclarecer se caso eu seja admitido continuarei a ter o benefício”, comentou Fabiano, que tem as duas pernas amputadas há 5 anos devido a uma doença congênita.

Atuante no conselho de saúde do bairro Sabará, Elizeu Costa, de 37 anos, sofre de epilepsia. Pessoa com deficiência intelectual, ele participa de várias ações no bairro. “Estou satisfeito com a reunião e a atenção dada a todos aqui. É um incentivo e uma maneira de sentirmos mais incluídos na sociedade”, disse Costa, que participa de oficinas de pintura e música na Unidade de Saúde Sabará que realiza um trabalho de inclusão social.

Participaram da reunião moradores de vários bairros da CIC, representantes da secretaria da Pessoa com Deficiência, equipe da regional CIC e o administrador Ton Vargas, Previdência Social e Pronatec.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × cinco =