SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Piauiense cria prato e talheres adaptados para deficientes visuais

prato-e-talheres-para-deficientes-visual

Uma invenção simples, mas funcional foi criada pelo piauiense Carlos Amorim para auxiliar milhões de deficientes visuais na hora das refeições. Após uma decepção ele teve a ideia de adaptar o prato e talheres para quem não possui a visão.

O constrangimento despertou a genialidade de Carlos, que também é deficiente visual. Ele pensou numa solução para o problema e através de um desenhista inventou um prato e talheres adaptados para quem não possui visão. Uma barra metálica foi soldada na borda do prato para dar uma referência ao deficiente sobre a posição correta para ele se alimentar e servir como apoio para colocar a comida nos talheres, além de evitar que o alimento derrame.

Já os talheres adaptados evitam que o deficiente tenha ideia da posição correta dos acessórios. Um ponto universal foi instalado na colher, garfo e faca. “Espero que todos os restaurantes do Brasil adotem a ideia. Recentemente foi promulgada a lei que exige o cardápio em braile em todos estes estabelecimentos e agora faremos uma emenda para contemplar também o prato e talheres adaptados”, destacou o aposentado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil tem mais de sete milhões de deficientes visuais. Para o aposentado Carlos Amorim, diariamente quem não enxerga é exposto a preconceitos e constrangimentos. Uma cena que ele não esquece e revela ter sido incentivo para a sua criação foi durante um jantar num restaurante, quando uma jovem com deficiência visual ao provar uma sopa derramou a comida em sua roupa. “A cena gerou vergonha e comentários desagradáveis de pessoas que não entendem as dificuldades de quem é cego”, comentou.

Carlos Amorim patentiou a invenção no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O órgão recolheceu que a criação inventada pelo deficiente visual é inédita e a partir de agora ele poderá lucrar com o prato e talheres adaptados. “Quem cria uma patente, o intuito é ele possa no futuro ter o retorno do que ele investiu com o projeto e o trabalho de criação”, explicou a supervisora do INPI-PI Maria Santa Fé Sousa.

pratos-talheres-para-deficientes-visual

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × três =