SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Homem vê filhos pela 1º vez após restaurar visão com dente

deficiencia-visual-saude
Lan Tibbets, de 43 anos, de Telford, na Inglaterra, viu seus filhos gêmeos pela primeira vez depois de passar por uma cirurgia inusitada. Os médicos utilizaram um dos dentes do paciente para restaurar sua visão, que foi perdida após um acidente. As informações são do site Daily Mail desta quinta-feira (3)

Há 16 anos, Tibbets perdeu a visão do olho direito quando um pedaço de sucata “rasgou” a sua córnea em seis lugares. A ferida chegou a cicatrizar, mas o homem já não enxergava mais.

Um ano após o acidente, o ex-motorista de empilhadeira perdeu quase toda a visão do olho esquerdo. Após isso, Tibbets passou por uma série de tratamentos, mas todos falharam.

No entanto, um novo tratamento chamou sua atenção. Chamado de Osteo-Odonto-Ceraprótese, o procedimento envolve a reconstrução do olho usando uma pequena lente de plástico e um dos dentes do próprio paciente.

Essa lente proporciona uma “nova janela” na qual o paciente volta a enxergar. Segundo o cirurgião Christopher Liu, o tratamento só é adequado para certos tipos de cegueira, como lesões graves ou irreversíveis na córnea.

— Esse procedimento não garante 100% a visão, mas ele tem uma alta taxa de sucesso. Os pacientes que passam por essa cirurgia, muitas vezes, voltam a enxergar imediatamente. A qualidade chega a ser extraordinária.

De acordo com a publicação, o pai dos gêmeos recuperou 40% da visão e, pela primeira vez, ele pode ver os seus filhos gêmeos, Callum e Ryan.

— Antes, meus meninos eram apenas sombras. Eu só conseguia identificá-los pelas vozes e tentava imaginar como poderiam ser.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 11 =