SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Objetivos de desenvolvimento devem incluir pessoas com deficiência, afirmam líderes mundiais na ONU

onu

Líderes mundiais, reunidos nesta segunda-feira (23) em uma Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento na sede das Nações Unidas, em Nova York, devem adotar uma resolução que apela para um desenvolvimento que seja inclusivo para as pessoas com deficiência e que ofereça oportunidades para que elas tenham acesso ao emprego pleno e produtivo, ao trabalho digno e a serviços sociais básicos.

Além de líderes mundiais, mais de 800 representantes de organizações de pessoas com deficiência participam do encontro. Stevie Wonder, que é um Mensageiro da Paz da ONU para defender as questões de deficiência, abriu o encontro.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou na abertura que “um mundo que reconheça os direitos das pessoas com deficiência, garanta que as pessoas com deficiência sejam membros produtivos de suas comunidades e nações, e forneça um ambiente inclusivo e acessível, é um mundo que beneficiará a todos nós — com ou sem deficiência”.

No documento final — “O caminho a seguir: uma agenda para o desenvolvimento com inclusão da deficiência, para 2015 e além” –, os países reafirmam sua vontade de trabalhar juntos para o avanço dos direitos de todas as pessoas com deficiência, que estão profundamente enraizados nos objetivos da Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Estima-se que 15% da população mundial, equivalente a 1 bilhão de pessoas, vivem com uma deficiência, 80% dos quais morando em países em desenvolvimento. Reconhecendo que os direitos das pessoas com deficiência “ainda não foram incluídos em metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente”, o documento final destaca a importância de garantir a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos do desenvolvimento.

Fonte: ONU.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + sete =