SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Menina autista vende quadros de pintura

iris-grace-painting-garden-studio-(1)
Íris Halmshaw tem três anos, é autista e adora pintar. Os seus quadros impressionistas e abstractos já foram vendidos por 1750 euros

Aos três anos, Íris Halmshaw ainda não fala e não gosta de estar perto de outras crianças. Quando a mãe ouviu o diagnóstico dos médicos de que se tratava de autismo, tentou de tudo para fazê-la comunicar. “Quis encontrar algo que ela adorasse fazer. Tentei um jardim de infância, mas foi um desastre”, conta a mãe Arabella Cárter-Johnson, fotógrafa de casamentos britânica.

Íris ficou perturbada por um comboio miniatura que fazia um ruído sempre que uma criança brincava com ele e fez uma birra tão grande que mordeu o lábio até sangrar. “Decidi recriar um jardim de infância em casa, com muitos brinquedos. Instalei uma piscina de bolas de plástico e um trampolim.”

Mas o que Íris mais gostou foi de pintar. “A minha mãe comprou um cavalete e mostrámos-lhe as tintas. Ela fez uma pincelada. A tinta escorreu e ela ficou furiosa e desatou a chorar”, conta a mãe. Então Arabella Carter-Johnson colocou a tela na mesa e Íris encheu-a de cor rapidamente.

A menina fica até 5 horas a pintar. Faz umas pinceladas, depois afasta-se e avalia qual será o seu próximo passo. “Tenho de a convencer a fazer outras coisas, como puzzles.” Quando a mãe colocou um dos quadros na sua página de Facebook, houve logo interessados em comprá-lo.

Nos últimos quatro meses, Íris pintou 35 quadros. A mãe criou um site – Íris Grace Painting – onde exibe o trabalho da filha Têm vendido cópias a 344 euros cada, mas um coleccionador de arte pagou 1750 euros por um original. A mãe já planeja exibir os quadros originais numa exposição em Londres.

music-painting-full-version1-(1)

no-1-watercolour-(1)

pitter-pat-(1)

 

 

Sabado.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + sete =