SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Peça curta mostra ‘invisibilidade’ de pessoas com deficiência física durante o Flipoços

deficientesmascarados

Sentimentos como raiva, ódio, preconceito e incapacidade foram retratados por estudantes da Associação dos Deficientes Físicos (Adefip) de Poços de Caldas (MG) no palco principal do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços). Musical e direto, a peça curta dirigida por Dema Melo mostrou o processo de inclusão dos deficientes físicos durante o evento deste domingo (28).
Segundo Ana Paula Tranche, uma das coordenadoras da instituição, este foi o momento de mostrar o trabalho desenvolvido com os alunos. “Agradeço a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho durante este importante festival literário”, disse.

deficiencia-fisica

Desta forma, em cadeiras de rodas, com muletas e dificuldades para caminhar, os alunos que fazem parte do projeto inclusivo, que mescla aulas de educação física com teatro, emocionaram a plateia. “É uma peça que trabalha a invisibilidade e ao mesmo tempo faz com que os atores possam ser vistos como humanos, então, todos os sentimentos que estavam escritos nas costas deles, quando entraram e eram anônimos caíram quando eles tiraram os véus e máscaras e víamos que tinha um ser humano, um sorriso, um rosto, uma história por trás. A mensagem mostra que quando invisibilizamos as pessoas, esquecemos tudo isso. Que eles são humanos. Nós rotulamos”, destacou a escritora Elizandra Souza.

Para o diretor, o objetivo foi atingido. “É muito importante termos espaços como estes para mostrarmos a nossa arte, porque temos muitos eventos, mas pouco acesso e acessibilidade, mas temos muito o que mostrar. Temos que lembrar que os deficientes também querem participar. Eles não são invisíveis”, pontuou Dema Melo.
Serviço – O Flipoços começou em 27 de abril e vai até 5 de maio no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas. A entrada no espaço e para as palestras é gratuita. Mais informações sobre a programação do festival e do Flipocinhos podem ser obtidas pelo site www.feiradolivropocosdecaldas.com.br.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 20 =