SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Sindicato discute participação de PcD nas metalúrgicas

mercado-de-trabalho-pessoas-com-deficiência-sindicato

Com o objetivo de assegurar uma inclusão segura e eficaz nas metalúrgicas da região, o sindicato realizou no sábado, 6, na sede do Sindicato o seminário “As pessoas com deficiência no setor metalúrgico”. Durante o evento, foram esclarecidas dúvidas em relação as contratações e bancos de currículos de trabalhadores com deficiência.

Metalúrgicos, sindicalistas, representantes de empresas e entidades comprometidas com a inclusão participaram do evento e discutiram temas como: os direitos e deveres nas relações de trabalho. “Antes de qualquer coisa somos humanos. Encontraremos profissionais com deficiência que conhecem seus deveres, mas também encontraremos aqueles que só sabem de seus direitos”, enfatizou Maria de Fátima e Silva, Consultora de Inclusão, ao ressaltar que não se pode se basear em uma só experiência para tirar conclusões.

Também houve esclarecimento sobre o conceito de deficiência e reabilitados. Assim como a importância de se fazer uma contratação e inclusão com qualidade, e a participação do cipeiro neste processo. “A empresa que tem trabalhador com deficiência tem que ter conhecimento das medidas que devem ser tomadas para possibilitar de forma eficaz atuação deste trabalhador. É obrigação da Cipa se pautar sobre este tema também”, avaliou José Carlos do Carmo (Kal), coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP.

Compromisso do Sindicato – O vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, explicou que um dos comissos da entidade é intensificar a atuação para que a contratação de pessoas com deficiência aconteça em todas as empresas. “11 equipes do Sindicato percorrerão as fábricas, para esclarecer os trabalhadores e empregadores sobre a importância de garantir o direito ao trabalho às pessoas com deficiência”.

Fonte:sindmetal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =