SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Concurso para delegado inclui vagas para pessoas com deficiência

concurso-publico-parana
As inscrições para o concurso público de Delegado do Quadro Próprio da Polícia Civil do Paraná podem ser feitas até as 23 horas de quinta-feira (11). Inicialmente, o concurso previa o encerramento das inscrições na segunda-feira (08).

Podem participar do processo seletivo bacharéis em Direito. A remuneração para o cargo é de R$ 13.831,10.
O novo edital inclui duas vagas específicas para pessoas com deficiência. Ao todo, são 26 vagas (21 de ampla concorrência, três para afrodescendentes e duas para pessoas com deficiência), além de formação de banco de reserva. A alteração está disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina, responsável pela organização do concurso: www.cops.uel.br.

“A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) fez com que a comissão republicasse o edital, incluindo a cota para portadores de deficiência. Eles concorrem em igualdade de condições, conforme prevê a legislação”, informa o presidente da Comissão de Concurso da Polícia Civil, delegado Julio Cezar dos Reis.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, a contratação vai contribuir na resolução do problema crônico da falta de delegados, preenchendo vagas de diversas comarcas que atualmente não têm um profissional designado.

VÁLIDAS – As inscrições já efetuadas, desde a abertura do processo, no dia 15 de março, até a retificação do edital, permanecem válidas. Porém, o candidato inscrito neste período e que porventura não tenha mais interesse no concurso, por força da inclusão da reserva de vagas, poderá solicitar a devolução da taxa de inscrição, até as 23 horas de quinta-feira (11).

Para efetivar a participação no processo seletivo, o candidato deve pagar a taxa de inscrição até sexta-feira (12). O valor é de R$ 100,00.

São pré-requisitos, além do bacharelado em Direito, ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses; ter, no mínimo, 21 anos de idade; gozar dos direitos civis e políticos; estar quite com as obrigações eleitorais; estar quite com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino; não estar incompatibilizado com nova investidura em cargo público; não registrar antecedentes criminais e não responder a processo penal; possuir Carteira Nacional de Habilitação, com exame de saúde dentro do prazo de validade, na categoria B ou superior.

A relação geral dos candidatos que tiveram as inscrições homologadas será divulgada em 17 de abril, também no site da UEL.

PROVAS – A primeira fase do concurso para delegado será no dia 5 de maio. Essa etapa inicial consiste em uma prova de conhecimentos gerais, com 100 questões objetivas. As provas acontecem nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina.

As questões de múltipla escolha (a, b, c, d, e) estão distribuídas entre as áreas de língua portuguesa (10 questões), informática (10), raciocínio lógico (10), direito civil (10), legislação estadual (10), medicina legal (10), direito administrativo (10), direito constitucional (10), direito penal (10), direito processual penal (10).

A seguir, os candidatos selecionados passam pela prova de conhecimentos específicos (prova discursiva), prova de títulos, exame de higidez física, exame de aptidão física e, por fim, exame de investigação de conduta.

Todas as demais informações relativas ao concurso, como convocação de candidatos e resultados de provas e fases, serão divulgadas no site da UEL, responsável pelo planejamento, organização e execução do concurso (www.cops.uel.br).

O concurso da Polícia Civil tem validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado final no Diário Oficial Executivo, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte:CBN Foz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 3 =