SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Construtora multada deve contratar pessoas com deficiência

mercado-de-trabalho-para-pessoas-deficiente

No prazo de 30 dias a construtora Niágara foi condenada a contratar pessoas com deficiência ou reabilitadas para seu quadro de funcionários e a pagar 100 mil reais por danos morais coletivos divididos em partes iguais para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a Associação de Surdos do Maranhão (Asma). Segundo as investigações, a empresa possuía 353 funcionários, o que obrigava a contratação de, no mínimo, 11 pessoas com deficiência.
A Ação Civil foi movida pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) e teve sentença assinada pelo juiz da 2ª Vara do Trabalho de São Luís, Fernando Duarte Barbosa.
“Nos 20 anos de existência da construtora, não foi contratada uma única pessoa com deficiência, tampouco foi demonstrada qualquer tentativa de recrutar empregados nessa condição”, ressaltou a procuradora do Trabalho Anya Gadelha.
De acordo com a Lei 8.213, toda empresa, com pelo menos 100 empregados, é obrigada a contratar pessoas com alguma deficiência ou beneficiários da Previdência Social que foram reabilitados. O índice varia de 2% a 5% dos cargos, conforme o número total de funcionários.
“Os fatos narrados configuram lesão a direitos difusos, além de contribuir para a exclusão de pessoas com deficiência do mercado de trabalho”, finalizou a procuradora.

 

Fonte: Sistema Difusora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + doze =