SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Apae promove Semana Nacional de Pessoa com Deficiência

Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza desigualdade. (Prof. Boaventura Santos).

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ratificada pelo Brasil em 2008, juntamente com seu protocolo facultativo conceituam a condição de deficiência da seguinte forma:
“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”. Então a deficiência não é mais a barreira que impede a pessoa de exercer uma atividade plena, a situação não é mais tratada como a pessoa com deficiência em relação à sociedade, mas temos uma sociedade deficiente que não consegue agregar
as especificidades de cada individuo.

“Em Busca de Igualdade Estamos Aqui!” Esta é a temática que a Fenapaes (Federação Nacional das APAEs) propõe em 2012 para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla; dando forças à luta social das pessoas com deficiência na superação de barreiras, não apenas físicas, mas também culturais, sociais, educacionais e políticas, tornando-se possível o seu reconhecimento como cidadãos de iguais direitos e oportunidades, dentro da perspectiva de uma sociedade para todos.

Seguindo esta temática o CEDEG APAE (Centro de Educação Especial Girassol) realiza várias atividades durante esta semana, propondo aos alunos, familiares e à comunidade em geral, momentos de diversão, integração e reflexão.

As atividades na escola da APAE iniciam-se no dia 21 de agosto, durante toda a semana estão programadas apresentações artísticas, palestras, exposição de trabalhos, caminhada e boate.
No dia 26 de agosto os alunos irão participar do desfile cívico em comemoração ao aniversário de Campo Grande e para encerrar as atividades, no dia 28 de agosto os alunos estarão panfletando no
centro da cidade com o objetivo de auxiliar na sensibilização da população em prol da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência Intelectual e/ou Múltipla.

PROGRAMAÇÃO

21/08/12 (terça-feira)
Local: CEDEG APAE (períodos matutino e vespertino)
Atividades: Vídeo dos alunos; Palestra com Moacir e pastora Adriana; Ginástica; apresentação de
Muay Thai; Clube Desbravadores; Lanche Coletivo; Apresentação de dança (ADD-Associação
Driblando as diferenças) e Boate.
23/08/12 (quinta-feira)
Atividade: Caminhada Inclusiva
Percurso: Joana D´arc e Barão de Campinas (das 8h às 90h30 e 15h30 às 16h30).
26/08/12 (domingo)
Atividade: Desfile Cívico em Comemoração ao Aniversário de Campo Grande/MS.
28/08/12 (terça-feira)
Atividade: Panfletagem
Local: Praça do Rádio Clube e Praça da 26 com Joaquim Murtinho (8h às 9h30 e 13h às 14h30)

 

Fonte: msnoticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 − 1 =