SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Pessoas com deficiência visual são capacitadas a usarem cães-guias

Prática disseminada nas grandes metrópoles, o uso do cão-guia é um instrumento de grande apoio à locomoção e autonomia de pessoas com deficiência visual, evitando, inclusive a ocorrência de acidentes, além de prestar companhia. Ainda pouco utilizada no Ceará, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec), realiza das 15 horas às 18 horas, desta sexta-feira (14), um curso para pessoas com deficiência, seguido de Seminário sobre Orientação e Mobilidade, das 18h às 21h.
O evento é uma iniciativa do Projeto Garantindo Acessibilidade, coordenado pela STDS, e faz parte da programação do curso de capacitação em Orientação e Mobilidade que teve início em setembro e vai até 17 de novembro. O objetivo é qualificar professores, pais e demais interessados em aprender a técnica. Participam do Seminário, os professores Flávio Duarte e Josué Felício de Oliveira, ambos pessoas cegas e usuários de cão-guia, respectivamente funcionário da empresa IOB em São Paulo, e técnico educacional do Projeto Garantindo Acessibilidade da STDS.
Garantindo Acessibilidade

O Projeto Garantindo Acessibilidade, concebido pela STDS, tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda do Governo do Estado, especialmente com o Programa Ceará Acessível. O projeto é articulado com outras políticas públicas, na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho formal e informal.
Baseado no modelo de gestão compartilhada entre as esferas estadual e municipal, o projeto conta com a participação de instituições públicas e privadas e entidades de e para pessoas com deficiência, capazes de responder às transformações no mundo do trabalho e às peculiaridades da força de trabalho deste público.

Serviço:

Data: 14 de outubro, sexta-feira
Horário: 15h às 21h
Local: Acec – Rua Odilon Soares, 39, Farias Brito

 

14.10.2011

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio ( [email protected] / 85 3101.2089 – 2099)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 3 =